Você está na praça cívica vereador Florindo Sanches no prédio da Câmara Municipal de Sorocaba. Nesta praça, você poderá ver a placa de inauguração do prédio da Câmara e também o Pavilhão Nacional, com as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Sorocaba. Você sabia que as bandeiras têm uma ordem de importância determinada pela Lei dos Símbolos Nacionais? É a Lei de número 5.700, DE 1º DE SETEMBRO DE 1971. Você está olhando para as bandeiras?
Então vamos lá: em uma composição com um número ímpar de bandeiras, como você está vendo neste momento, a mais importante, a do Brasil, fica ao centro, a segunda mais importante fica à esquerda de quem olha, a do Estado de São Paulo e, por fim, à direita de quem olha as bandeiras, está a bandeira de Sorocaba.
Até 1999 as sedes do legislativo sorocabano eram alugadas pela municipalidade. Antes de obter seu prédio definitivo, a Câmara ocupou diversos prédios na cidade:
- prédio hoje ocupado pelo correio na rua São Bento;
- prédio na rua Monsenhor João Soares da Sociedade Recreativa Beneficente Vasco da Gama;
- Palácio José Miguel na rua XV de Novembro;
- altos da antiga CRTS na rua Álvaro Soares;
- Teatro San Rafael na Rua Brigadeiro Tobias.
Após muita discussão, a decisão foi de que a Câmara de Sorocaba seria construída no CAM – Centro Administrativo de Sorocaba. Aqui, onde estão instalados os Poderes Executivo (Paço Municipal Teodoro Mendes) e Judiciário fóruns cível, penal e trabalhista.
Na gestão do então Presidente da Câmara, vereador Osvaldo Duarte Filho, foi inaugurada, em 9 de outubro de 1999 a sede própria da Câmara de Sorocaba local onde você está agora. Projeto arquitetônico do prédio é de autoria do Arquiteto Ricardo Bandeira. A Câmara conta com mais de 220 servidores que auxiliam os vereadores para que o Poder Legislativo possa atender a população de Sorocaba em suas necessidades, reivindicações e sugestões. A função do legislativo em Sorocaba é de extrema importância, uma vez que aqui são feitas e aprovadas as leis que vão impactar todas as ações na cidade de Sorocaba. A Casa tem também, o dever de fiscalizar os atos e ações do Poder Executivo (prefeitura), uma vez que cada vereador representa uma parcela expressiva da nossa sociedade. A Câmara de Sorocaba é chamada de: “a Casa do povo sorocabano”, portanto você está em sua Casa. Seja bem-vindo!