Fernando Alves Lisboa Dini – Presidente 2019/2020

Fernando Alves Lisboa Dini nasceu em Sorocaba em 27 de janeiro de 1972. Técnico em Contabilidade e formado em Direito pela Faculdade de Direito de Itu, é divorciado e tem uma filha. Desde jovem, morando na Vila Hortência, participou de movimentos populares e, seguindo o exemplo de sua família, empenhou-se em trabalhos assistenciais. Foi candidato a vereador pela primeira vez em 2000. Nas eleições seguintes, triplicou sua votação e foi um dos mais votados em 2008, mas, em razão da legenda, não foi eleito. Em 2012, conquistou seu primeiro mandato, com 7004 votos, 42 votos a menos que o primeiro colocado e terceiro vereador mais votado na história de Sorocaba. Em 2016, foi reeleito vereador, sendo o terceiro mais votado.

É autor de diversas leis, que tratam dos seguintes temas: regulamentação do funcionamento de feiras livres no município; obrigatoriedade de realizar gratuitamente o “Teste da Linguinha” em recém-nascidos; transparência nas filas de atendimento na saúde e nos sorteios de casas populares; reserva de vagas para idosos, gestantes e pessoas com deficiência em praças de alimentação; incentivo à identificação civil de crianças, para evitar desaparecimentos; desembarque prioritário de mulheres e idosos nos ônibus após às 22 horas; e medidas de combate a doenças como dengue e zika vírus.

Integrou e presidiu diversas comissões permanentes da Casa, entre elas a Comissão de Justiça, e foi o autor da resolução que criou, entre as comissões permanentes, a da Pessoa Idosa. Em outubro de 2017, assumiu a Secretaria da Segurança e Defesa Civil de Sorocaba, permanecendo no cargo até abril de 2018, quando reassumiu o mandato de vereador. Foi eleito presidente da Câmara Municipal de Sorocaba para os exercícios de 2019 e 2020 e, em sua gestão, ampliou a comunicação institucional do Legislativo, intensificando o uso das redes sociais e abrindo a Rádio e a TV Câmara para a participação da sociedade. Também ampliou as ações da Escola do Legislativo em parceria com diversas instituições.

voltar