Vamos agora ao corredor que contém departamentos muito importantes para o funcionamento do legislativo sorocabano. Aqui temos os setores:
Compras – O setor de compras de um órgão público, como a Câmara de Sorocaba, atua de uma forma a receber todas requisições de compras das diversas áreas da gestão. Nessa atuação, dará encaminhamentos para cotações, compras diretas sem licitação, ou no caso de compra por licitação, encaminhará para os procedimentos licitatórios. Todos os procedimentos são regulamentados pelas leis vigentes no país.
Recursos Humanos – O Departamento Pessoal é o setor responsável pela gestão das obrigações trabalhistas e previdenciárias relativas aos servidores da Câmara de Sorocaba. Além de garantir a legalidade dos processos dessas áreas, também atua para agilizar e tornar mais eficientes tarefas que envolvem a vida funcional dos trabalhadores do legislativo sorocabano.
Contabilidade – A contabilidade pública é a área responsável pelas atividades de registro, controle e geração de demonstrativos orçamentários, financeiros e patrimoniais, bem como de oferecer suporte para as atividades da administração da Câmara no âmbito financeiro. As suas atividades também apoiam as secretarias do ponto de vista de assessoramento e controle financeiro.
Assessoria de Expediente Legislativo – Dirige, supervisiona, coordena e orienta as atividades do Expediente Legislativo; elabora as Pautas das Sessões Ordinárias e Extraordinárias, bem como dá publicidade aos Vereadores; coopera na fiscalização dos trabalhos do Expediente Legislativo, sugerindo medidas e visando corrigir as falhas se houverem; elabora e envia ao Executivo os autógrafos (assinaturas dos vereadores), bem como a publicação das leis, resoluções, decretos legislativos, emendas à lei orgânica aprovados em Plenário; assessora a Mesa nas Sessões Ordinárias e Extraordinárias no Plenário; controla o tempo de uso da palavra dos senhores vereadores; orienta a Presidência em relação ao encaminhamento das matérias em pauta nas sessões.