Hélio Teixeira Callado nasceu em 18 de março de 1928, em Morro Alto, distrito de Itapetininga, filho de Aripício Teixeira Callado e Cecília Teixeira de Macedo. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba. Foi educador social e advogado concursado do Sesi (Serviço Social da Indústria).
Foi professor em várias escolas de Sorocaba, além de diretor substituto do 6º Ginásio Estadual de Sorocaba. Também foi membro da Fundação Sorocaba, entidade mantenedora da Faculdade de Medicina de Sorocaba, e integrou o Conselho Superior da Fundação Dom Aguirre. Foi presidente da Associação Cristã de Moços (ACM) e do Centro de Estudos Históricos Varnhagen da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba. Membro da Igreja Presbiteriana, presidiu o conselho administrativo do Lar Betel e foi superintendente da Escola Dominical da igreja.
Exerceu cinco mandatos como vereador, o primeiro de 1960 a 1963 e o último de 1989 a 1992. Na Câmara Municipal, presidiu a Comissão de Justiça e presidiu a Casa por três anos consecutivos, de 1969 a 1971. Era casado com Dirce Diniz Callado, com quem teve dois filhos.