Você está diante de um quadro muito importante de nossa cidade – este quadro representa o Brasão de Sorocaba, que juntamente com a bandeira de Sorocaba formam o conjunto mais importante dos símbolos de nossa cidade.O brasão da Cidade, tem um significado todo especial e retrata passagens, aspectos e feitos históricos de Sorocaba. Vamos observar o alto do brasão.
Aqui temos uma coroa mural, onde podemos ver uma flor de lírio, sobre a porta principal, relembrando que Sorocaba foi fundada sob a invocação de Nossa Senhora da Ponte, isso lá na época de Baltasar Fernandes, nosso fundador.
Mais abaixo ao centro, no quadro vermelho a panóplia bandeirante, constituída por gibão de armas, um arcabuz (Arma de fogo antiga) e um machado, relembrando o papel notável dos grandes bandeirantes sorocabanos, como Paschoal Moreira Cabral, Fernando Dias Falcão, os Irmãos Paes de Barros, Miguel Sutil, entre outros.
Nos dois lados do brasão podemos visualizar os cavalos heráldicos (cavalos nobres) relembrando as feiras que foram notáveis. Vale lembrar que as feiras eram de muares mas os tropeiros se locomoviam com mulas e cavalos e essa é uma representação simbólica.
Na parte de baixo com fundo amarelo está uma montanha em preto, recordando o morro de Araçoiaba (morro de Ipanema), de papel importante na história da mineração brasileira.
Na base do brasão está uma faixa/listão, onde está escrita a seguinte frase em latim “Pro una Libera Patria pugnavi que quer dizer: “Sempre pugnei por uma pátria uma e livre”, é uma alusão ao preponderante papel de Sorocaba com as feiras, na manutenção da unidade nacional e a revolução liberal de 1.842.
Por fim vemos uma roda dentada localizada ao centro da faixa/listão, recordando a importância da indústria sorocabana, principalmente a textil.
No brasão temos a cor amarelo-ouro que significa riqueza, a força e a fé inquebrantável dos sorocabanos de todos os tempos, bem como a pureza e a constância que temos no trabalho construtivo, em todos os setores da atividade humana.
E o vermelho, simboliza o valor e a intrepidez das muitas bandeiras sorocabanas que daqui se foram, com ânimo valoroso e espírito decidido, a procura de glórias, alargando os horizontes da Pátria, plantando cidades, semeando o progresso.